quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Camille Claudeu, arte e exclusão


Camille foi uma criança fora dos padrões e alheia ao que se esperava de uma menina no século 19. Numa época em que as mulheres eram criadas para afazeres domésticos, ela estava sempre suja de barro e descabelada trabalhando em alguma escultura.
Camille chegou a Paris com apenas 17 anos, lá ela conheceu um dos maiores artistas de seu tempo, Auguste Rodin, de quem se tornou assistente musa e amante. Relacionamento que a entregou a decadência e a morte em um leito de hospício... Mas não tratarei aqui sobre fofocas.

Rodin, um dos maiores escultores franceses do séc. XVIII já havia escutado boatos sobre Camille, aluna muito talentosa da Academia Colarossi, uma escola que forma artistas escultores. Rodin visitou o ateliê de Camille e surpreendeu-se com a magnitude e perfeição de suas obras talhadas principalmente em mármore e granito.



Aos 19 anos ela recebeu um convite de Rodin que coincidiu com um momento particularmente importante na sua carreira, ele acabara de receber uma encomenda do governo francês para fazer As Portas do Inferno e Os Burgueses de Calais, obras de grande porte que precisariam de ajudantes para ser feitas. Camille era uma artesã habilidosa e por isso ficou incumbida de fazer os pés e as mãos das estátuas, oportunidade que a abriu muitas portas.

Porta do Inferno (Musée Rodin)

Pesquisando sobre Camille infelizmente me deparei com um ambiente deplorável, ela quase sempre é posta em segundo plano, normalmente como mera sombra de Rodin, alguns sites chegam a afirmar que Claudel inspirou-se em Rodin, porém na verdade ela já possuía tais características e foi isso que chamou a atenção de Rodin, a proximidade das obras de ambos sem terem conhecimentos um do outro. Ela muita vezes é interpretada como uma louca obcecada tem qualquer talento para as artes.

Em 1998 foi lançado um filme sobre Camille Claudel, é um filme francês do gênero drama biográfico. Ainda não vi então não tenho o que opinar...



Esta é uma da maiores artistas escultoras, porém ainda muito desconhecida e renegada pela sua própria família. Creio que vale muito a pena conhecer a sua biografia e estética. Pesquisando pela internet, achei também muitos trabalhos bons, segue o links de alguns:

1) Camille Claudel: movimento, expressão simbólica e “loucura”
http://www.revista.art.br/site-numero-06/trabalhos/1.htm

2) Uma análise da dor e do dilaceramento nas obras de Camille Claudel, Florbela Espanca e Frida Kahlo.
http://www.ufjf.br/darandina/files/2011/08/Uma-an%C3%A1lise-da-dor-e-do-dilaceramento-nas-obras-de-Camille-Claudel.pdf

3) Camille Claudel: a revulsion of nature the art of madness or the madness of art?
http://www.scielo.br/pdf/jbpsiq/v55n3/v55n3a12.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário