sábado, 18 de agosto de 2012

Projeto Traveling Wilburys, curte aí!


O que você acharia de um grupo musical que juntasse nada mais nada menos que Bob Dylan, Roy Orbison, George Harrison, Tom Petty e Jeff Lynne? Um orgasmo musical, um verdadeiro mergulho no rock and roll, não? Parece mentira, mas este grupo se formou e melhor ainda, lançaram dois discos, o sucesso do lançamento foi sucesso no período, vendendo milhões de cópias e trazendo a tona à carreira dos membros, porém não sei por qual motivo eles não terem o reconhecimento merecido hoje...


Este grupo foi intitulado The Traveling Wilburys, uma espécie de projeto musical que veio das entranhas da cabeça do nosso amado George Harrison, ex Beatles. Esta ideia foi um sucesso e a gravação do primeiro álbum se deu certa forma que por acaso, em 1988 através de muitos improvisos em um estúdio caseiro que Bob Dylan possuía em Malibu eles gravaram a faixa "Handle with Carei”. George adorou o resultado da sessão.

A primeira canção a ser gravada e que seria usada no lado B era "Handle with Care", ao levar a faixa até a gravadora A&M Records, houve um êxtase por parte do chefe, a partir de então surgia o grupo Traveling Wilburys, de forma completamente improvisada. Certa vez Harrison foi indagado sobre a formação do grupo e ele deu a seguinte resposta: "Se você tentasse reunir essas pessoas para uma banda e planejasse isso, jamais daria certo. A maneira que aconteceu foi pura mágica, sei lá, talvez fosse uma noite de lua cheia, algo assim”.


Este primeiro álbum foi intitulado “Traveling Wilburys Vol. 1 – 1988” foi gravado em cerca de 10 dias devido a uma iminente turnê de Bob Dylan, por este motivo os arranjos foram todos em Londres sem ele. Uma obra prima! O sucesso resultante do volume 1 deu a George a ideia de gravar o segunda álbum que seria intitulado volume 3 (para confundir o público).


Mas o que seria um grande acontecimento foi abalado por uma grande perda, a inesperada morte de Roy Orbison, de ataque cardíaco, no dia 6 de dezembro de 1988, aos 52 anos. A perda de Roy foi um choque para o restantes do grupo, então o álbum “Traveling Wilburys-Volume 3” só foi editado em 1990. Este segundo álbum não alcançou grande sucesso entre o público, a justificativa era de que ele foi planejado, ao contrário do primeiro que foi totalmente improvisado, assim como que sem a voz Roy ele não teria tanta graça.

(Eu já havia gostado infinitamente mais do primeiro álbum sem saber desta questão, não sei qual seria a sua opinião...).

Em 2007 foi editado um box com os dois CDs e mais um DVD contendo um documentário das gravações do primeiro álbum e todos os vídeos editados pelo Traveling Wilburys.

Como não queriam usar os nomes reais, resolveram criar uma espécie de irmandade, os Traveling Wilburys, os nomes foram os seguintes:

Nelson Wilbury - George Harrison
Otis Wilbury - Jeff Lynne
Lefty Wilbury - Roy Orbison
Charlie T. Jr. - Tom Petty
Lucky Wilbury - Bob Dylan

Sinceramente, o som deste grupo é muito foda, acho que quem curte um rock and roll deveria conhecer. Se não conhece é um “rockeiro” empolgado...onde já se viu se dizer “fã” de Dylan e não ter conhecimento da existência do Traveling? Sendo que Dylan foi o compositor de mais da metade das músicas dos álbuns...

Não tem mais nenhum link na internet para fazer o download dos álbuns, se alguém quiser basta entrar em contato que eu disponibilizo no meu skydrive, agora eu estou com murrinha para fazer esta tarefa...

Discografia

Traveling Wilburys Volume 1 (1988)
Traveling Wilburys Volume 3 (1990)
The Traveling Wilburys Collection (2007)

Escute o som e tire suas conclusões:


Tweeter And The Monkey Man

http://www.youtube.com/watch?v=ReQsRgQXgQY

She's my baby

http://www.youtube.com/watch?v=VkFunXTcsoA

Rattled

http://www.youtube.com/watch?v=72u4gtUWKm4

Editar este post

Nenhum comentário:

Postar um comentário