domingo, 7 de outubro de 2012

Pesca predatória: o terror dos oceanos.

Estive refletindo e cheguei a uma conclusão que posso estar errada, mas talvez o consumo de pescados seja mais danoso para o meio ambiente do que o consumo de carne.
Quando falo “pescado”, refiro-me a toda e qualquer espécie proveniente de áreas aquáticas como: peixes, cetáceos, quelônios, crustáceos, etc.

Imaginem...

Na agropecuária uma área é devastada para a criação de gado, morre gado e nasce gado e aquela área será a mesma até quando não tiver mais como o solo produzir o alimento dos animais. Quando isto acontece há a reposição dos animais para outra área, ou seja, outra área gigantesca será devastada e passará por este processo até o fim.
Agora pensem, animais criados em fazendas como bois, porcos, galinhas, etc. são o “carro chefe” do cardápio de quem come carne. Avançamos em questão de domesticação e estes animais não mais vivem livres na natureza, se tornaram totalmente dependentes dos humanos para a sobrevivência e no futuro serão abatidos para consumo. Cruel...

Agora não domesticamos peixes, quelônios ou crustáceos e quando criamos em cativeiro, a reprodução dos mesmos não é em nível do animal livre na natureza. Basta você pensar que muitos peixes precisam migrar para poder reproduzir, na própria Amazônia temos o evento conhecido como piracema. Crustáceos vivem em diferentes níveis tróficos nos diferentes momentos da vida, situação que não é fácil reproduzir em um ambiente artificial.
Animais aquáticos estão sujeitos à poluição de rios, baia, lagos, mares, oceanos, etc. áreas para onde vai boa parta dos esgotos das cidades de quase todo o mundo, é muito difícil haver um controle, pois as áreas aquáticas são todas interligadas (ao contrário das fazendas que são isoladas, um impacto em uma não atingirá os animais de outra).

(Pesca predatória)

Não há apenas o lixo proveniente das habitações comuns, há também o lixo industrial, este que talvez seja o pior em nível de poluição, despejando nas águas grandes quantidades de cal, mercúrio, etc. Os animais inevitavelmente irão se intoxicar com estes elementos e conforme aumentar o nível do consumidor na cadeia alimentar, maior será a concentração dos elementos tóxicos nos seus organismos.

A pesca predatória está “matando” os oceanos ao retirar de forma totalmente grosseira toneladas e toneladas de peixes das águas, sem contar que quando a rede é jogada na água animais que não são de interesse comercial são capturado acidentalmente, ficando presos e morrem afogados, como cetáceos, sirênios e quelônios.

(Camponeses de uma localidade do leste da China mataram deliberadamente, jogando na água 560 quilos de pesticida, todos os peixes de um lago na província de Anhui)

Vamos supor um exemplo, a pesca da sardinha, talvez seja a espécie de maior consumo entre os pescados, a pesca da sardinha é feita por milhares de embarcações com redes quilométricas, capturando milhões de toneladas anualmente. A pesca normalmente é ilegal e não leva em consideração o período reprodutivo do animal. Sem contar que a maior parte dos oceanos não possui uma proteção legal, pois não há limites sobre qual país uma determinada área faz parte, com isso eles ficam expostos a qualquer tipo de exploração. É por este motivo que ainda há a caça ilegal de baleias e golfinhos, pois ela acontece em áreas fora da "proteção" do Japão.

Ao capturar sardinhas estamos deixando os animais que se alimentam dela morrerem de fome, assim afetando consideravelmente a cadeia alimentar oceânica. Pois um ecossistema é totalmente interligado, necessitando de todas as espécies para que haja comunhão nas produções de recursos. Basta você imaginar quem são os principais predadores naturais da sardinha, estes animais serão gravemente afetados pela escassez do alimento, o que não será apena a morte por fome o principal problema, mas uma futura extinção por não haver reprodução dos mesmos.

Olhe que nem aprofundei no assunto da cadeia alimentar...e as aves, como ficam?? Reflita!

Voltando a criação de animais de fazenda, o homem é o principal consumidor destes animais, se acabarmos definitivamente com a produção dos mesmos não haverá nenhum tipo de impacto negativo nas populações desses animais criados, pelo contrário, será totalmente benéfico, pois menos pastos, menor liberação de gases, menos resíduos tóxicos, menos gasto de água, etc. sem contar que a floresta poderia progredir, abrigando em seu interior um maior número de espécies vegetais e animais, isto que contribuiria de forma espetacular para a manutenção do clima estável na terra.

Isto tudo sem contar que não estaremos mais sacrificando milhões de animais para consumo, visto que já temos uma variedade infinita de alimentos que substituem as demandas alimentícias que a carne possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário