sábado, 7 de setembro de 2013

Jakuchu Ito - arte japonesa

TEXTO SUJEITO A MELHORAMENTO INFORMATIVO E ORTOGRÁFICO

Jakuchu Ito foi um pintor japonês que viveu no Japão durante o século XVIII, durante a era Edo.

Desde criança ele foi fascinado em observar a natureza ao seu redor, sempre foi considerado antissocial, pois passava a maior parte de seu tempo em uma concentração profunda de admiração à vida que estava ao seu redor. A pintura era uma grande paixão sua e muito se dedicou a esta arte, durante boa parte de sua vida fez cópias perfeitas de quadros de diversos artistas japoneses e chineses.

Um belo dia Jakuchu resolveu pintar o que ele observara a vida toda, por esta razão estudou muito da arte chinesa e seguia a filosofia de pintar as coisas como elas são. Ele sempre gostou de observar galinhas e galos, ele mesmo dizia que passara a vida toda observando esses animais, mas cada vez ele captava um comportamento diferente que tanto o agradava. É por esta razão que é muito observar na obra de Jakuchu a representação de tantos galos e galinhas, pois ele já dominava todos os movimentos destes animais e os representava com uma perfeição de cores e comportamentos.

Durante vários anos pintou uma série de quadros que intitulou “O reino colorido dos seres vivos”, esta obra é um conjunto de 30 painéis com pinturas de natureza dos anos 1700, uma propriedade da família real do Japão e considerado um tesouro cultural, que por muito tempo foi exibido somente uma vez por ano no palácio real. Nestes painéis há a representação de pássaros, flores, insetos, peixes e outros animais sobre painéis de seda verticais.

Uma das características de sua pintura é por haver somente uma camada muito fina de tinta, não havendo qualquer tipo de sobreposição na pintura, nem o cruzamento das linhas de contorno. A camada de tinta é tão fina que é possível observar todas as linhas da seda, material no qual ele usava para pintar.

National Gallery of Art, Washington,:
http://www.youtube.com/watch?v=aKRmYi1StoI&hd=1





Um comentário: